RunCloud – Alterar mensagem de Login no SSH

Publicado por:

Vitor Faustino

em 24 de setembro de 2020

Se você possui o RunCloud instalado em algum servidor, é provável que ao realizar o login via SSH, tenha se deparado com uma mensagem de boas vindas personalizada como abaixo, certo?

Se você ou sua equipe são os únicos com acesso SSH aos servidores, talvez a mensagem possa não incomodar. Mas ao disponibilizar este acesso aos clientes, é provável que você queira alterar mensagem de Login no SSH.

Criando sua assinatura ASCII

A alteração deste conteúdo é muito simples, para isso devemos alterar o MOTD, e para te ajudar, antes de começarmos, que tal gerar uma assinatura Ascii Text com o nome do seu negócio? Veja um exemplo;

Para isso, basta acessar este Link, e brincar com algumas opções disponíveis, quando encontrar o resultado desejado, basta copiar e colar no bloco de notas para usar no futuro. Claro, existem muitas outras ferramentas por ai, fique a vontade para testar.

Alterar mensagem de Login no SSH – MOTD

Para alterar este arquivo, você deve estar logado em seu SSH como root, portanto, assumo que você já saiba se conectar por SSH, afinal, seu servidor já está com o RunCloud ????

Edite o arquivo com o comando abaixo

nano /etc/motd

Agora, com um pouquinho de calma, segure o Delete e aguarde apagar todo conteúdo. Assim que o arquivo estiver limpo, basta Copiar a assinatura gerada nos passos acima e colar no arquivo motd. Veja como ficou o meu:

Caso não tenha intimidade com o Nano, para salvar seu arquivo modificado, Pressione CTRL + X para Sair – Pressione S ou Y para confirmar e Pressione ENTER para gravar.

E chegamos ao fim de mais um Dicas Rápidas, espero que tenha conseguido realizar os passos acima, realmente fácil não?

Comente e avaliei abaixo, seu feedback sobre este conteúdo é muito importante para mim!

Gostou? compartilhe este conteúdo!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *